quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ser diferente, é ser igual a Jesus

Eu sempre ouvia:
-Crente tem que ser diferente! Tem que mostrar ao mundo que é diferente!
(No Vocabulário do Crente, diferente quer dizer: parecer mais santo por meio da aparência.)
Mas eu me perguntava:
-O que o fato de eu ser diferente (mais santa pela exterioridade) vai fazer com que as pessoas ao meu redor queiram conhecer Jesus?

Porque, para eles, ser diferente significa andar vestido diferente das demais pessoas (sim, vejam como eu sou diferente de vocês, como eu sou mais santo que vocês!); significa ter uma aparência de santidade por meio das exterioridades (como se uma performance indique quem seja mais ou menos santo...) Porque também o ser diferente do mundo, significa ser, todo mundo que não 'seja do mundo' igualzinho; parece um monte de robozinho, com o mesmo cabelinho, o mesmo jeitinho... Onde fica a individualidade divina, bela e graciosa com a qual Deus nos criou e nos pôs no mundo assim? Ou ainda, quando se fala em ser diferente pelas qualidades internas como o amor, o perdão, a misericórdia,etc... Não é ensinado que dependemos de Deus e de sua Graça para sermos assim... não!!! Você tem que ser assim! Ou seja, você não é assim, mas tem que ser! Mais uma vez, é a performance, não o que você seja de fato.

E a confusão estava feita: ou eu sou diferente do mundo e sou igualzinha a esse povo surtado e manipulado, ou eu sou diferente deles e me torno igual ao 'mundo'. Para a ''igreja'' as opções são essas, A e B. Ou você é diferente do mundo (e igualzinho a nós) ou você é diferente de nós ( e igualzinha ao mundo).
Como - graças a Deus, eu sou eu, e Jesus é meu Caminho, Verdade e Vida, a minha alternativa era: eu não sou igual ao mundo porque não me conformo com ele; não sou igual a eles, os 'crentes' porque não sou manipulável como eles; eu sou única como Deus me fez e quero ser parecida com Jesus. Jesus não foi igual a ninguém, mas se identificou com todo ser humano que encontrou pelo caminho por causa do Amor que lhe era nato.

Que eu saiba, a única coisa que Jesus disse que nos identificaria como seus discíupulos, foi o amor: ''...e saberão que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros.'' Pronto! Essa é diferença que identifica se alguém é do Senhor ou não.
Ele não disse: ''...e saberão que sois meus discípulos se vos vestirdes espalhafatosamente diferentes dos demais; ou vos vestirdes com roupas mais sóbrias e apropriadamente mais santas que os demais.'' Parece ridículo, mas é o que ensinam nas ''igrejas''. É um falso evangelho. É doutrina de homens.

Eu? Bem, eu fico com o que Jesus disse e viveu. Eu quero ser como ele. Parecida com ele: não igual a ninguém, única, mas me identificando com todo ser humano, pela via do Amor. Amor que vem do Pai, chegou a nós por intermédio do Filho e é derramado em nossos corações através do Espírito Santo.

Amém!

Nenhum comentário: